Plano de aula
Escola Municipal Castro Alves
Professora: marli
Série: 3º ano do 1º ciclo
Turno: Tarde
Ciências Naturais
Conteúdo: Conhecimento da fauna regional (Aves)
Objetivos
Conhecer hábitos e habitat das aves;
Compreender a importância da preservação;
Procedimento/Metodologia:
1- Iniciaremos a aula e faremos alguns questionamentos como:
- Por que é importante a preservação das aves?
- Quais aves e pássaros que você conhece?
- Citar o caso da gralha azul e da ave que foi citada no encontro Caiubi. Gralha azul sementes dos pinheiros e outra ave (Caiubi) que come a semente.......,
- Veremos nos livros algumas aves e algumas figuras impressas de algumas aves, em uma mesa colocar alguns objetos relacionados as aves, como por exemplo ninho de aves, pássaros em gaiolas (artificial), etc.
2- Após os questionamentos e observação dos livros e figuras, iremos registrar um texto sobre as aves.
Texto
Aves
As Aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.
Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica. As aves atuais variam muito em tamanho, do Mellisuga helenae de 5 centímetros ao avestruz de 2,75 metros.
O registro fóssil indica que as aves evoluíram dos dinossauros terópodes durante o período Jurássico, por volta de 150-200 milhões de anos atrás, e a primeira ave conhecida é o Archaeopteryx do Jurássico Superior, cerca de 150-145 milhões de anos atrás. A maioria dos paleontólogos considera as aves como o único clado de dinossauros a sobreviver ao evento de extinção Cretáceo-Paleogeno, aproximadamente 65,5 milhões de anos atrás. São reconhecidas aproximadamente 10.000 espécies de aves no mundo.
Todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros estão incluídos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.
Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo vôo, as ratitas não podem voar ou apresentam vôo limitado, uma característica considerada secundária, ou seja, adquirida por espécies "novas" a partir de ancestrais que conseguiam voar. Muitas outras espécies, particularmente as insulares, também perderam essa habilidade.
As espécies não-voadoras incluem o pinguim, avestruz, quivi, e o extinto Dodô. Aves não-voadoras são especialmente vulneráveis à extinção por conta da ação antrópica direta (destruição e fragmentação do habitat, poluição etc.) ou indireta (introdução de animais/plantas exóticas, mamíferos em particular).
CURIOSIDADES SOBRE A EVOLUÇÃO DAS AVES.
As aves se diversificaram numa grande variedade de formas durante o período Cretáceo muitos grupos retiveram características primitivas, como garras nas asas e dentes, embora os dentes foram perdidos independentemente em vários grupos de aves. Enquanto as formais primitivas, retiveram os longos ossos da cauda dos seus ancestrais, as caudas das aves mais avançadas foram encurtadas com o advento do osso pigóstilo.
A primeira linhagem grande e diversa de aves de cauda curta a evoluir foi os Enantiornithes, ou "opostos as aves" (devido aos ossos de seus pés serem fundidos de maneira diferente nas aves modernas), são um grupo extinto de aves voadoras.
Para explicação sobre as aves:
Já que, para o leigo, isso não quer dizer muito, embora elimine uma série de espécies (todas as que têm dois dedos dirigidos para a frente e dois para trás, por exemplo, incluindo-se aí os menores pica-pauzinhos), a única maneira prática de esclarecê-lo é relacionando todas as famílias de Passeriformes que ocorrem no Brasil:
Dendrocolaptídeos (arapaçus e subideiras).
Furnariídeos (joões-de-barro, bentererês, trapadores etc).
Formicariídeos (chocas, tovacas, papa-formigas etc).
Rinocriptídeos (macuquinhos, tapaculo-preto etc).
Cotingídeos (arapongas, anambés, pavó, crejoá, corocochó etc.)
Piprídeos (tangarás, fruchus, rendeira, flautim etc).
Tiranídeos (bentevis, suiriris, sebinhos, tesouras, viuvinha etc).
Oxiruncídeos (bico-agudo).
Hirundinídeos (andorinhas).
Corvídeos (gralhas).
Trogloditídeos (corruíras, garrinchas etc).
Mimídeos (arrebita-rabo, sabiá-da-praia, japacanim).
Turdídeos (sabiás)
Sulviídeos (balança-rabos, chiritos, bico-comprido).
Motacilídeos (caminheiros).
Vireonídeos (pitiguari, juruviaras, verdinho-coroado).
Icterídeos (chupim, pássaro-preto, graúnas, japus, corrupião etc).
Parulídeos (pula-pulas, pia-cobra, mariquitas).
Cerebídeos (saís, cambacicas etc).
Tersinídeos (saí andorinha).
Traupídeos (sanhaços, saíras, gaturamos, tiês, pipiras etc).
Fringilídeos (azulão, curió, bicudo, canário-da-terra, cardeal, patativa, caboclinho, papa-capins, tico-ticos, trinca-ferro, tiziu etc).
Ploceídeos (pardal).
Estrildídeos (bico-de-lacre).
Como se vê, a quantidade não é pequena. Das cerca de 1.590 espécies de aves presentes no Pais (segundo o prof. Helmut Sick), quase 900 são pássaros. É importante atentar para os casos de evolução convergente, não confundindo com pica-paus os arapaçus (Dendrocolaptídeos), que se comportam como aqueles (Picídeos, da ordem Piciformes) mas possuem três dedos dirigidos para a frente e um para trás. O mesmo se diga de andorinhas (Hirundinídeos) e andorinhões. Estes, da família Apodídeos, não são pássaros, pertencendo à mesma ordem dos beija-flores (Apodiformes). Também os tuins, periquitos e similares nada têm a ver com pássaros, por menores que sejam (integram a família Psitacídeos e ordem Psitaciformes). Analisando-se com atenção as famílias que compõem a ordem Passeriformes no Brasil e seus respectivos exemplos não há como errar, evitando-se o emprego incorreto de uma palavra que, em nossa língua, tem valor classificativo. Portanto, todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros!
SIGNIFICADO DE ALGUMAS PALAVRAS
Vertebrados - (do latim vertebratus, com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Bípede - para qualificar os animais terrestres que se deslocam normalmente na posição vertical, como o homem e outros primatas, assentando no solo apenas as extremidades inferiores.
Homeotermia - termo antigo, ou endotermia, termo atualmente correto, é uma característica de alguns animais que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante à causa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células.
Ovíparos - são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. Este é o método de reprodução da maioria dos peixes, anfíbios, répteis, todas as aves, os monotremados, e a maioria dos insetos, moluscos e alguns aracnídeos.
Osso pneumático - é um osso que, dotado de cavidades,possui pequenos orifícios que permitem a passagem do ar chamado forames, como por exemplo os ossos da face (forame mental, forame infraorbital e forame supraorbital). De volume variado, os ossos ditos pneumáticos são os que estão localizados no crânio dos mamíferos, no corpo das aves e em dinossauros, como o Aerosteon riocoloradensis. É caracterizado, não por um formato geométrico, mas sim por ser oco e apresentar câmaras de ar internamente. Possui como função dar leveza à cabeça e aumentar a área de inserção dos músculos.
Ecossistema Sistema - sistema onde se vive, designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Jurássico Superior - na escala de tempo geológico, o Jurássico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre 199 milhões e 600 mil e 145 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente. O período Jurássico sucede o período Triássico e precede o período Cretáceo, ambos de sua era. Divide-se nas épocas Jurássica Inferior (ou Lias), Jurássica Média (ou Dogger) e Jurássica Superior (ou Malm), da mais antiga para a mais recente. O nome Jurássico é devido as montanhas Jura, dos alpes franceses, contém grande quantidade de rochas deste período.
Passeriformes - é uma ordem da classe Aves. Popularmente seus integrantes são chamados de pássaros ou passarinhos.
Periodo Cretáceo - na escala de tempo geológico, o Cretáceo ou Cretácico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre 145 milhões e 500 mil e 65 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente. O período Cretáceo sucede o período Jurássico de sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozoica de seu éon. Divide-se nas épocas Cretáceo Inferior e Cretáceo Superior, da mais antiga para a mais recente.
Rapina - Assim são chamados todas aves carnívoras e caçadoras. As mais conhecidas são as águias, os gaviões e os falcões, mas também fazem parte do grupo algumas espécies de corujas e abutres.
COMENTAR SOBRE O DESENHO DO PICA PAU
Pica-pau: ele existe de verdade!
A ave pica-pau se parece com o personagem do desenho animado, mas eles não são iguais.
Diferentemente do malandrinho dos desenhos, o pica-pau de verdade vive em família e não come frango! E ele não martela árvores para irritar os outros: faz isso para conseguir comida.
Os machos também batucam na madeira para marcar território e atrair namoradas. É tanta batucada que o bicho pode dar 20 bicadas por segundo!
QUE ALMOÇO COMPLICADO!
Quando está com fome, o pica-pau do desenho assalta a geladeira. Já a ave da vida real curte comer larvas que vivem dentro de troncos das árvores. O pássaro usa o bico para dar batidas curtas na madeira até encontrar o túnel escavado pela larva. A partir daí, ele dá fortes pancadas para tirar lascas do tronco até encontrar a larva. Então, usa a língua comprida para capturá-la. O pica-pau de verdade também curte comer formigas, sementes, seiva de plantas e frutas, como o abacate.
VIDA EM FAMÍLIA
Pica-paus fazem ninhos em troncos de árvores mortas. A entrada do ninho é pequena para nenhum outro bicho entrar. Nela, cabem só o pai, a mãe e os ovinhos, que são chocados pelo casal. Depois de crescidos, os filhotes visitam outras árvores para aprender as técnicas de bicar e achar comida.
MUITO MAIS DO QUE CHARME
Machos e fêmeas de uma mesma espécie têm topetes diferentes. É com eles que os pica-paus se comunicam. O topete também pode ser erguido quando a ave encontra outros bichos e se sente incomodada com a presença dos estranhos, em uma reação agressiva. Sinal de que o pica-pau está bravo!
FICHA DO PÁSSARO
Peso de 7 até cerca de 500 gramas;
Altura de 7,5 a 60 centímetros (o tamanho de duas réguas escolares);
Onde vive comum na América do Sul (inclusive no Brasil) e no sudeste da Ásia ;
Tempo de vida entre 4 e 11 anos, conforme a espécie;
VOCÊ SABIA QUE…
Existem mais de 200 espécies de pica-paus espalhadas pelo mundo? Eles só não moram perto dos polos, na Austrália, na Nova Guiné, na Nova Zelândia, em Madagáscar e na maior parte das ilhas que ficam em oceanos.
Avaliação:
Durante a conversa final, observar na fala do aluno sua compreensão sobre a preservação e o conhecimento sobre as aves.
Artes
Conteúdo: Cores primárias, secundárias e terciárias
Objetivos:
- Utilizar as cores identificando proximidade do real;
Procedimento/Metodologia:
1- Relembrar o que são cores primárias, secundárias e terciárias – conversa
Cores primárias são as cores: amarelo, vermelho e azul
Cores secundárias são as cores: roxo, laranja e verde
Cores terciárias são as cores:
- amarelo esverdeado ou verde-amarelado
- amarelo-alaranjado ou laranja-amarelado
- vermelho-alaranjado ou laranja avermelhado
- vermelho–arroxeado ou roxo-avermelhado
- azul-esverdeado ou verde azulado
- azul-arroxeado ou roxo-azulado
Cores Primárias
Cores secundárias
Cores terciárias
3- Entregar a atividade onde deveremos pintar com as cores primárias, secundárias e terciárias algumas aves.
Vamos colorir as imagens, aproximando ao máximo do real.
Avaliação:
Verificar através dos desenhos que irão pintar se sabem utilizar as cores primárias, secundárias e terciárias se aproximando do real.
Matemática
Conteúdo: Leitura e interpretação de gráficos de dados
Objetivos:
- Construir gráfico a partir de dados coletados;
- Solucionar situações problemas a partir do gráfico;
Procedimento/Metodologia:
1- Vamos agora com base nos dados responder algumas questões sobre as aves.
a) Qual é a ave que tem em maior quantidade em nossa cidade?
____________________________________________________
b) Quais aves têm na mesma quantidade em nossa cidade?
____________________________________________________
c) Quais aves têm em menos quantidade em nossa cidade?
_____________________________________________________
d) Quantas corujas tem em nossa cidade de acordo com o gráfico de barras?
___________________________________________________________
2- Agora de acordo com os dados coletados abaixo vamos construir um gráfico de barras em ordem decrescente.
3- Vamos resolver agora algumas situações problemas de acordo com o gráfico de barras.
1- Seu João observou a metade dos sábias que aparecem no gráfico. Quantos sábias ele observou?
2- Camila observou a metade dos chupins que aparecem no gráfico. Quantos chupins ela observou?
3- Joana observou o dobro de gralhas que aprecem no gráfico. Quantas gralhas ela observou?
4- Mário observou o dobro de beija-flores que aparecem no gráfico. Quantos beija-flores ele observou?
Avaliação:
Observar os gráficos produzidos.
Observar a resolução das situações problemas.
Língua portuguesa
Conteúdo: Produção de texto individual e Leitura e Interpretação
Objetivo:
- Produzir texto individualmente explorando a criatividade a partir dos animais (aves) estudados;
Aluno (a): _______________________________________________________________
Data:_________________________
2- Vamos fazer uma produção de texto, escrevendo o que entendemos e comentamos sobre as Aves.
Jogos
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/jogo-som-aves.html
TEXTO
http://www.ao.com.br/aves&pas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aves
Avaliação: Observar no texto produzido: criatividade e atenção ao tema.
REFERÊNCIAS
SOBRE O PICA-PAU DESENHO
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/personagem-desenho-animado-pica- pau-existe-verdade-650545.shtml
Vídeo do desenho pica-pau
http://www.youtube.com/watch?v=myio6FEHfqE
Cores primárias, secundárias e terciárias
http://artesatividades.blogspot.com.br/2010/12/cores-primarias-secundarias-e.html
http://www.centrodeatividades.com/2010/04/cruza-animais-vertebrados-caca-palavras.html
Jogo
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/jogo-som-aves.html
Atividades Extras
1- Vamos procurar no caça palavras alguns nomes de aves.
Agora vamos pesquisar.
1- Qual é a ave que dorme de dia e só sai à noite?
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2- Qual é a única ave que voa para frente e para trás?
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3- Qual é a ave que se alimenta de animais mortos?
4- Qual é o nome da ave que é corredora?
5- Qual é a ave que usa o bico para fazer buracos nas árvores?
6- Qual é ave que vive nas regiões geladas?
7- Qual é o nome da ave de penas coloridas e bico curvo?
8- Qual é o nome da ave que é rapina?
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terça-feira, 20 de novembro de 2012
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